Produção e Promoção Cultural

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2016/2017

Código: OP00037
Sigla: PPC
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Lídia Soraya Barreto Marôpo
Corpo docente: Lídia Soraya Barreto Marôpo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

- Refletir criticamente sobre o sector cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
- Identificar as profissões da cultura e suas competências.
- Compreender de forma introdutória processos de formação de públicos.
- Perceber os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
- Criar e implementar projetos culturais.
- Promover e divulgar projetos culturais.

Conteúdos programáticos

Módulo I – O sector cultural em Portugal

Contextos da cultura
Profissões da cultura: produtores e programadores de cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural

Módulo II – Projetos culturais

Planeamento e estratégias de produção cultural
Como realizar um projeto cultural
Estratégias de divulgação de projetos culturais


Metodologias de ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Trabalho individual (análise aprofundada de um projeto cultural): 40%
b) Trabalho de grupo (planeamento, divulgação e realização de projeto cultural): 40%
c) Presença, participação, exercícios e apresentações em sala de aula: 20%.

Bibliografia

AAVV (2002). O Estado das Artes. As artes e o Estado. Actas do Encontro realizado em Lisboa no CCB, a 19, 20 e 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura – Actas do Encontro organizado pelo Observatório das Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
CAETANO, Joaquim; RASQUILHA, Luís (2005). Gestão da comunicação. Lisboa: Quimera
CHINEM, Rivaldo. (2003). Assessoria de imprensa - Como fazer. São Paulo: Summus.
KOLB, Bonita M. (2005). Marketing for Cultural Organizations. Cork/Irlanda: Thomson.
KOTLER, Philip; SCHEFF, Joanne (1997). Standing Room Only – Strategies for Marketing the Performing Arts. Boston: Harvard Business School Press
MENDES, Conceição (2007). Manual de Produção Cultural – Algumas reflexões sobre o tema. Lisboa: Inatel.
PAIS, José Machado Pais (org); SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos (org) (2010). Novos Trilhos Culturais: Práticas e Políticas. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
VARGAS, Carlos (coord.) (2012). Cultura Política e Práticas de Cultura. Lisboa: Fonte da Palavra.

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